Decreto de Transf. e Desig. Nº 40572 de 05/01/01 D.O. 08/01/01
2 - OBJETIVOS:
DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
- Propiciar a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos
adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos na
finalização da Educação Básica e no Ensino Superior;
- Consolidar no educando as noções sobre trabalho e cidadania,
de modo a ser capaz de, com flexibilidade, operar com as novas condições de
existência geradas pela sociedade.
- Possibilitar formação Ética, o desenvolvimento da autonomia
intelectual e o pensamento crítico do educando.
- Compreender os fundamentos científico-tecnológicos dos
processos produtivos, relacionando teoria e prática, parte e totalidade e o
principio da atualidade na produção do conhecimento e dos saberes.
3 - Avaliação do Aluno
A avaliação da
aprendizagem, refletindo a proposta da escola expressa no Projeto Político
Administrativo Pedagógico visa o aprofundamento da formação adquirida na etapa
anterior da Educação Básica, isto é no Ensino Fundamental, e consolidar as
condições cognitivas necessárias para o prosseguimento dos estudos quer para a
vida cidadã ativa, quer para continuidade no Ensino Superior. Considerando que
o aluno é também o sujeito responsável pelo seu ato de aprender, a
autoavaliação do aluno, associada à avaliação do professor, é uma estratégia
fundamental para a consistência do processo avaliativo. O sujeito constrói o
seu conhecimento consequentemente, constrói também sua avaliação, desta forma
ninguém melhor do que o próprio aluno para dizer o que está ou não aprendendo.
A avaliação dos
alunos com Atendimento Educacional Especializado/AEE é construída de forma
articulada com os profissionais que realizam este atendimento, com o coletivo
dos professores da escola de modo a, respeitando as especificidades dos alunos,
favorecer o pertencimento ao grupo em que estão incluídos.
Cabe ainda
ressaltar que a avaliação como ponto de partida da aprendizagem requer
qualidade no processo avaliativo, para tanto é essencial qualificar os meios,
os instrumentos, as técnicas, e as metodologias recriando e reinventando o ato pedagógico,
em dois momentos:
Nos Componentes
Curriculares - a partir do espaço da sala de aula se configura a construção
inicial do conhecimento do aluno em cada componente curricular, em interface
com a autoavaliação do aluno e;
Nos Projetos
Vivenciais - a partir do planejamento, execução e avaliação do Projeto, no
seminário integrado, os professores responsáveis pela formação geral e parte
diversificada, por meio dos instrumentos específicos de acompanhamento, em
interface com a auto avaliação do aluno, estabelecerão a construção de
conhecimento do aluno.
Na avaliação
realizada em cada componente curricular, o professor necessita utilizar vários
instrumentos para avaliar individualmente a aprendizagem do aluno, tais como:
produções textuais, gráficas estudo de casos, portfólios, questões
dissertativas, produção de jogos lógicos, registro de experimentação
científica, elaboração e aplicação de roteiros de entrevistas, produção de
mapas, elaboração de diários de campo, construção de diários virtuais.
Na avaliação dos
Projetos, realizada pelo/a professor/a responsável pelo Seminário Integrado,
além dos instrumentos citados na avaliação dos componentes curriculares, o
aluno produzirá relatório ao final do Projeto Vivencial. Este instrumento,
assinalando as atividades realizadas e os conceitos apropriados, fundamentados
no trabalho de sala de aula, evidenciará, ao aluno e ao professor, o estágio do
processo de construção de cada aluno, ou de um coletivo de alunos. Portanto os
projetos demarcarão o ponto de partida, e algumas das possibilidades de chegada
de indivíduos ou de coletivos de alunos.
3.1 - Expressões de Resultados da Construção da Aprendizagem
do Aluno
A Expressão de
Resultados na Construção da Aprendizagem do aluno se dá pelos conceitos a
seguir descritos e são decorrentes de consensos, pela análise do
desenvolvimento da aprendizagem do aluno, construídos pelos professores nas
reuniões de Conselho de Classe, que ocorrem em dois momentos: durante o período
letivo, ao término de cada trimestre e ao final do ano letivo. O registro de
desempenho do aluno é constituído pela sua produção nas Áreas de Conhecimentos,
em articulação com a produção nos projetos vivenciais, em interface com sua
auto avaliação. A expressão dos resultados decorre da análise do
desenvolvimento do trabalho escolar durante e ao final do período letivo.Como
síntese desta construção, o coletivo dos Professores das Áreas de Conhecimento,
em interface com a auto avaliação do aluno, após o planejamento, a execução e a
avaliação do desempenho do aluno no seu processo de construção do conhecimento,
estabelece, por consenso, como expressão do Resultado Parcial (trimestre) e
Final, para Ensino Médio Politécnico, a seguinte formulação:
3.2 - Construção
Satisfatória da Aprendizagem (CSA) – expressa a construção de conceitos necessários para o
desenvolvimento dos processos da aprendizagem, embasados na apropriação dos
princípios básicos, desenvolvidos na formação geral - das áreas do conhecimento
e na parte diversificada, relacionados no Plano de Trabalho do Professor. É
atribuída a cada trimestre e ao final do período letivo. Este conceito ao final
do período letivo resulta na APROVAÇÃO DO ALUNO.
3.3 - Construção
Parcial da Aprendizagem (CPA) – expressa construção parcial de conceitos sobre o
desenvolvimento dos processos da aprendizagem, embasados na apropriação dos
princípios básicos, desenvolvidos na formação geral - nas áreas do conhecimento
e na parte diversificada, relacionados no Plano de Trabalho do Professor. É
atribuída a cada trimestre e ao final do período letivo. Durante o período
letivo este conceito encaminha o aluno às atividades de Plano Pedagógico
Didático de Apoio.
Ao final do período letivo o aluno que recebe como resultado
final o conceito CPA em uma área de conhecimento está aprovado, devendo
realizar o PPDA;
O aluno que receber CPA ou CRA em apenas uma área de
conhecimento, mas com características de dificuldades mais complexas, é
considerado CPA, e está aprovado com PROGRESSÃO PARCIAL, devendo realizar o
PPDA, construído a partir do parecer descritivo elaborado no Conselho de
Classe.
O aluno
promovido com Progressão Parcial no final do 1º e do 2º ano será submetido ao
Plano Pedagógico Didático de Apoio. Ao final do 3º ano, o aluno será
encaminhado ao PPDA na alternativa de Estudos Prolongados.
Ao final do ano
letivo o aluno que receber CPA, em mais de uma área de conhecimento é
considerado com CRA e está reprovado.
3.4 - Construção
Restrita da Aprendizagem (CRA) – expressa a restrição, circunstancial, na construção de
conceitos para o desenvolvimento dos processos da aprendizagem, embasados na
apropriação dos princípios básicos desenvolvidos na formação geral- áreas de
conhecimento e na parte diversificada, relacionados no Plano de Trabalho do
Professor. É atribuída a cada trimestre e ao do final do período letivo. No
decorrer do ano letivo o aluno deve ser submetido a atividades constantes no
Plano Pedagógico Didático de Apoio.
No final do ano,
se este conceito (CRA) for atribuído ao aluno em apenas uma área do
conhecimento, transforma-se em CPA e o aluno é APROVADO com Progressão Parcial.
No final do ano,
se este conceito (CRA) for atribuído ao aluno em mais de uma área de
conhecimento, determina retenção, e o aluno está REPROVADO.
Para os alunos reprovados,
considerando que o aluno constrói seu conhecimento em diferentes espaços e
tempos, a escola deve possibilitar uma retomada dos resultados do ano anterior,
levando em conta a possibilidade de que, entre os períodos letivos, os mesmos
tenham construído as aprendizagens necessárias, e demonstrem a superação de
suas dificuldades. Neste caso justifica-se que sejam oportunizados mecanismos
que possibilitem a continuidade de seus estudos na sua turma de origem, ainda
que permaneça indicativo de PP (CPA com PP/PPDA). No caso, utilizam-se os procedimentos
próprios para os Estudos de Recuperação.
A avaliação dos
alunos com Atendimento Educacional Especializado/AEE é elaborada,
trimestralmente, através de Parecer Descritivo Específico.
5 - Conselho de Classe Participativo
O Conselho de
Classe Participativo é uma reunião sistemática de professores e alunos de uma
turma, que necessita ocorrer antes da definição dos resultados parciais ou
finais, com a participação da equipe diretiva, com a finalidade de acompanhar o
desenvolvimento e a aprendizagem, individual e coletiva dos alunos.
Constitui-se no
momento da reflexão de todas as áreas sobre o processo de aprendizagem da turma
e do aluno, e sobre a expressão da construção da aprendizagem, com a respectiva
ação propositiva para redefinição do trabalho docente.
É um espaço de
discussão, de permanente construção dos processos de conscientização,
democratização, emancipação e de diálogo entre os envolvidos no ato educativo,
é instância do processo de gestão democrática.
Precedendo o
momento do Conselho Participativo, a sala de aula no decorrer do ano letivo, é
o lugar onde ocorrem as relações: a criação de si mesmo e do outro e se avança
na construção da aprendizagem, e no qual ocorre a avaliação formativa. É o
espaço cotidiano, de ação-reflexão-ação, num processo de observação continuada,
na busca do autoconhecimento, num permanente processo de criação e recriação de
si mesmo.
6 - ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO
Os Estudos de
Recuperação Prolongados são oferecidos para os alunos do último período letivo
do Ensino Médio Politécnico, que não apresentaram, como resultado do ultimo
conselho de classe, construção satisfatória da aprendizagem em uma área de
conhecimento. Nesse caso, não há a expressão final da construção da
aprendizagem, ficando em aberto o último período letivo. Esses estudos deverão
ser desenvolvidos durante o período letivo, previsto no Calendário Escolar. O
aluno só concluirá seus estudos do 3º ano, após submeter-se a um Plano
Pedagógico Didático de Apoio (PPDA). Este plano é de responsabilidade do
coletivo de professores da área, tanto no planejamento, como na execução e
avaliação. O planejamento é elaborado a partir das aprendizagens já construídas
e as defasagens apresentadas pelo aluno.