BIBLIOTECA VIRTUAL EAF PARA TRABALHOS ESCOLARES

E. M. EJA


1 - ATO DE CRIAÇÃO
Ensino Médio Modalidade EJA: Portaria de Autorização e Funcionamento 40572 de 05 de maio de 2001

2 - OBJETIVOS:

DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

            Promover a inclusão social de jovens e adultos que não tiveram acesso à educação na idade própria, proporcionando condições para que essa parte da população construa sua cidadania e possa ter acesso a um currículo diversificado que provoque a ampliação de saberes;
Disponibilizar aos sujeitos jovens e adultos os bens socioculturais acumulados pela humanidade, sendo que tais conteúdos devem ser re-significados, resgatando-se sua importância no processo de ensino e aprendizagem, entendendo-se como saberes culturais conceitos, explicações, habilidades, linguagens, fatos, valores, crenças, sentimentos, atitudes, interesses, condutas, raciocínios, para o desenvolvimento do educando e sua formação integral”.
Motivar o educando para a construção do saber, como forma de atualização histórico-cultural procurando novas perspectivas de inserção no meio social;
Oferecer espaços e situações para que o educando desenvolva uma consciência crítica do mundo que o cerca, interagindo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária;
Oportunizar ao educando situações educativas, visando à sistematização dos seus conhecimentos e a aceleração do processo ensino-aprendizagem;
Oportunizar e garantir o acesso e permanência dos alunos portadores de necessidades educativas especiais na modalidade EJA (Ensino Médio) valorizando suas experiências, sua bagagem cultural, atendendo aos objetivos da educação inclusão propostos na legislação vigente, promovendo atividades que atendam suas especificidades.

3 - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
                        A estrutura curricular por Totalidades do Conhecimento subordina as partes (componentes curriculares) ao todo, na busca da compreensão aprofundada dos fenômenos sociais, culturais e naturais que são experienciados pela humanidade. Assim, propicia a ruptura com a fragmentação e hierarquização arbitrárias dos conhecimentos escolares em uma perspectiva interdisciplinar, do que decorre a necessidade de distribuir de forma equitativa das cargas horárias das disciplinas, organizadas a partir das áreas do conhecimento.

4 - REGIME ESCOLAR:
                        A Escola adota o regime semestral para o Ensino Médio – Educação de Jovens e Adultos. Totalidades 7, 8 e 9 que compreendem 1200 horas presenciais, distribuídas em 3 semestres de 400 horas.  A proposta pedagógica é fundamentada a partir das Diretrizes Nacionais e as do Sistema Estadual de Ensino, abrangendo todos os componentes da base nacional comum das áreas de conhecimento e visando ao domínio das habilidades e competências, em especial as previstas nas matrizes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM.

5 - MATRÍCULA
A matrícula na escola segue os critérios estabelecidos pela mantenedora e deve-se dar a qualquer tempo.
           
6 - FORMAS DE INGRESSO
                     - admissão de novos alunos;
- admissão de alunos por transferência;

Alunos que não comprovarem escolaridade anterior no Ensino Médio serão matriculados na Totalidade de Conhecimento 7, devendo cumprir a carga horária total do curso (1200h).
                                              
7 – CONDIÇÕES PARA INGRESSO
            Para o Ensino Médio – Educação de Jovens e Adultos o aluno necessita no ato da matrícula;
                        - comprovar idade mínima de 18 anos;

- documento de identidade.

8 – DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR
- Certificado de conclusão, Histórico Escolar ou Declaração de conclusão de totalidade.
            Ao aluno com deficiência que necessitar de avaliação diferenciada será expedido Certificado de Conclusão de Terminalidade Específica de Ensino Médio e Histórico Escolar acompanhado de Parecer Descritivo, apontando as habilidades e competências.   
                 
9 - METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
            No Ensino Médio - Educação de Jovens e Adultos a metodologia a ser aplicada visa à reconstrução do conhecimento sistemático, mobilizando o raciocínio à experimentação, à solução de problemas e outras competências cognitivas superiores, oferecendo opções de acordo com a vivência de seus alunos e as demandas do meio social.
            O ensino é embasado no trabalho participativo e cooperativo, através de aulas teóricas e práticas com assistência direta do professor.
            Toda a ação educativa deve estar sob a orientação e controle da Coordenação Pedagógica e deve zelar pela qualidade do ensino.

10 – PROPOSTA PEDAGÓGICA                                                                    
A Proposta Pedagógica na modalidade de EJA na escola, articular-se com uma prática que cumpra seu papel maior de oferecer, aos jovens e adultos, um ensino que propicie a integração entre o grupo e sociedade, como sujeito atuante, crítico, responsável e construtivo, que cumpra seu papel de cidadão com auto-estima e efetiva participação no mercado de trabalho.
            A elaboração da Proposta Pedagógica é feita em conjunto pela comunidade escolar, Coordenação Pedagógica, Direção, Orientação Educacional, Professores e com a participação efetiva dos alunos e aprovada pela mantenedora.

11 – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO
       A avaliação caracteriza-se por um processo contínuo, participativo, cumulativo e interativo, envolvendo todos os segmentos da Comunidade Escolar.
            O ato educativo é percebido como um todo, onde o ensino e a aprendizagem ocorrem simultaneamente, e também, a avaliação e a recuperação fazem parte desse processo, acontecendo permanentemente num mesmo tempo pedagógico.
A avaliação do desempenho do aluno é realizada ao longo de cada semestre, através da observação direta, da aplicação de instrumentos escritos e/ou orais, individuais e coletivos, especificados nos Planos de Trabalho dos Professores

        Os resultados serão definidos no Conselho de Classe com a participação de todos os professores, direção, coordenação pedagógica e orientação educacional. Estes resultados serão divulgados em documento específico e disponibilizados ao aluno.

A avaliação do aluno na modalidade de EJA na escola acontece durante o processo ensino-aprendizagem de forma contínua e cumulativa com predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
            O objetivo da avaliação é oferecer um diagnóstico ao professor, para que este tenha elementos de como conduzir o processo ensino-aprendizagem e oferecer ao aluno informações sobre o seu desempenho, orientando-o a respeito de aspectos que mereçam atenção especial no seu estudo.
            Para a avaliação são utilizados vários instrumentos e critérios pré-estabelecidos pelo professor com a participação de seus alunos.

12 – CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO
Na modalidade de EJA o conselho acontece de forma participativa, transparente e democrática em dois momentos do semestre. O pré-conselho na metade do semestre e outro no final anterior ao fechamento final das notas, envolvendo  alunos, professores, direção, orientação e coordenação pedagógica.
Esta prática tem como objetivo diagnosticar a razão das dificuldades dos alunos, e apontar as mudanças necessárias nos encaminhamentos pedagógicos para superar tais dificuldades.                                                                                                                                                                    13 – CONTROLE DA FREQÜÊNCIA
            A freqüência mínima para a Educação de Jovens e Adultos corresponde a 75% (setenta e cinco por cento) do total das horas de efetivo trabalho desenvolvido no semestre. O registro do controle de frequência é realizado em Diário de Classe.
            O aluno infrequente, amparado em Legislação específica, recebe tratamento especial, sendo informado antes de atingir o total previsto na legislação.

            A operacionalização das atividades compensatórias constam no Plano Integrado da Escola.




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