1 - ATO DE CRIAÇÃO
Ensino Médio Modalidade EJA: Portaria
de Autorização e Funcionamento 40572 de 05 de maio de 2001
2 - OBJETIVOS:
DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Promover a inclusão
social de jovens e adultos que não tiveram acesso à educação na idade própria,
proporcionando condições para que essa parte da população construa sua
cidadania e possa ter acesso a um currículo diversificado que provoque a
ampliação de saberes;
Disponibilizar aos sujeitos jovens e adultos
os bens socioculturais acumulados pela humanidade, sendo que tais conteúdos
devem ser re-significados, resgatando-se sua importância no processo de ensino
e aprendizagem, entendendo-se como saberes culturais conceitos, explicações, habilidades,
linguagens, fatos, valores, crenças, sentimentos, atitudes, interesses,
condutas, raciocínios, para o desenvolvimento do educando e sua formação
integral”.
Motivar o educando para a construção do
saber, como forma de atualização histórico-cultural procurando novas
perspectivas de inserção no meio social;
Oferecer espaços e situações para que o
educando desenvolva uma consciência crítica do mundo que o cerca, interagindo
na construção de uma sociedade mais justa e igualitária;
Oportunizar ao educando situações
educativas, visando à sistematização dos seus conhecimentos e a aceleração do
processo ensino-aprendizagem;
Oportunizar e garantir o acesso e
permanência dos alunos portadores de necessidades educativas especiais na
modalidade EJA (Ensino Médio) valorizando suas experiências, sua bagagem
cultural, atendendo aos objetivos da educação inclusão propostos na legislação
vigente, promovendo atividades que atendam suas especificidades.
3 - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
A
estrutura curricular por Totalidades do Conhecimento subordina as partes
(componentes curriculares) ao todo, na busca da compreensão aprofundada dos
fenômenos sociais, culturais e naturais que são experienciados pela humanidade.
Assim, propicia a ruptura com a fragmentação e hierarquização arbitrárias dos
conhecimentos escolares em uma perspectiva interdisciplinar, do que decorre a
necessidade de distribuir de forma equitativa das cargas horárias das
disciplinas, organizadas a partir das áreas do conhecimento.
4 - REGIME ESCOLAR:
A
Escola adota o regime semestral para o Ensino Médio – Educação de Jovens e
Adultos. Totalidades 7, 8 e 9 que compreendem 1200 horas presenciais,
distribuídas em 3 semestres de 400 horas.
A proposta pedagógica é fundamentada a partir das Diretrizes Nacionais e
as do Sistema Estadual de Ensino, abrangendo todos os componentes da base
nacional comum das áreas de conhecimento e visando ao domínio das habilidades e
competências, em especial as previstas nas matrizes do Exame Nacional para
Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Exame Nacional de Ensino
Médio – ENEM.
5 - MATRÍCULA
A matrícula na
escola segue os critérios estabelecidos pela mantenedora e deve-se dar a
qualquer tempo.
6 - FORMAS DE INGRESSO
- admissão de novos alunos;
-
admissão de alunos por transferência;
Alunos
que não comprovarem escolaridade anterior no Ensino Médio serão matriculados na
Totalidade de Conhecimento 7, devendo cumprir a carga horária total do curso
(1200h).
7 –
CONDIÇÕES PARA INGRESSO
Para
o Ensino Médio – Educação de Jovens e Adultos o aluno necessita no ato da
matrícula;
-
comprovar idade mínima de 18 anos;
- documento de identidade.
8 – DOCUMENTAÇÃO ESCOLAR
- Certificado
de conclusão, Histórico Escolar ou Declaração de conclusão de totalidade.
Ao
aluno com deficiência que necessitar de avaliação diferenciada será expedido
Certificado de Conclusão de Terminalidade Específica de Ensino Médio e
Histórico Escolar acompanhado de Parecer Descritivo, apontando as habilidades e
competências.
9 - METODOLOGIA DE ENSINO DA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
No
Ensino Médio - Educação de Jovens e Adultos a metodologia a ser aplicada visa à
reconstrução do conhecimento sistemático, mobilizando o raciocínio à
experimentação, à solução de problemas e outras competências cognitivas
superiores, oferecendo opções de acordo com a vivência de seus alunos e as
demandas do meio social.
O
ensino é embasado no trabalho participativo e cooperativo, através de aulas
teóricas e práticas com assistência direta do professor.
Toda
a ação educativa deve estar sob a orientação e controle da Coordenação
Pedagógica e deve zelar pela qualidade do ensino.
10 – PROPOSTA
PEDAGÓGICA
A Proposta Pedagógica
na modalidade de EJA na escola, articular-se com uma prática que cumpra seu
papel maior de oferecer, aos jovens e adultos, um ensino que propicie a
integração entre o grupo e sociedade, como sujeito atuante, crítico,
responsável e construtivo, que cumpra seu papel de cidadão com auto-estima e
efetiva participação no mercado de trabalho.
A
elaboração da Proposta Pedagógica é feita em conjunto pela comunidade escolar, Coordenação
Pedagógica, Direção, Orientação Educacional, Professores e com a participação
efetiva dos alunos e aprovada pela mantenedora.
11 – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO
ALUNO
A
avaliação caracteriza-se por um processo contínuo, participativo, cumulativo e
interativo, envolvendo todos os segmentos da Comunidade Escolar.
O
ato educativo é percebido como um todo, onde o ensino e a aprendizagem ocorrem
simultaneamente, e também, a avaliação e a recuperação fazem parte desse
processo, acontecendo permanentemente num mesmo tempo pedagógico.
A avaliação do
desempenho do aluno é realizada ao longo de cada semestre, através da
observação direta, da aplicação de instrumentos escritos e/ou orais,
individuais e coletivos, especificados nos Planos de Trabalho dos Professores
Os
resultados serão definidos no Conselho de Classe com a participação de todos os
professores, direção, coordenação pedagógica e orientação educacional. Estes
resultados serão divulgados em documento específico e disponibilizados ao aluno.
A avaliação do
aluno na modalidade de EJA na escola acontece durante o processo
ensino-aprendizagem de forma contínua e cumulativa com predominância dos
aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
O
objetivo da avaliação é oferecer um diagnóstico ao professor, para que este
tenha elementos de como conduzir o processo ensino-aprendizagem e oferecer ao
aluno informações sobre o seu desempenho, orientando-o a respeito de aspectos
que mereçam atenção especial no seu estudo.
Para
a avaliação são utilizados vários instrumentos e critérios pré-estabelecidos
pelo professor com a participação de seus alunos.
12 – CONSELHO DE CLASSE
PARTICIPATIVO
Na modalidade
de EJA o conselho acontece de forma participativa, transparente e democrática
em dois momentos do semestre. O pré-conselho na metade do semestre e outro no
final anterior ao fechamento final das notas, envolvendo alunos, professores, direção, orientação e
coordenação pedagógica.
Esta prática tem
como objetivo diagnosticar a razão das dificuldades dos alunos, e apontar as mudanças necessárias nos encaminhamentos pedagógicos para superar tais dificuldades. 13 – CONTROLE DA FREQÜÊNCIA
A freqüência mínima para a Educação de Jovens e Adultos corresponde a 75% (setenta e cinco por cento) do total das horas de efetivo trabalho desenvolvido no semestre. O registro do controle de frequência é realizado em Diário de Classe.
A freqüência mínima para a Educação de Jovens e Adultos corresponde a 75% (setenta e cinco por cento) do total das horas de efetivo trabalho desenvolvido no semestre. O registro do controle de frequência é realizado em Diário de Classe.
O
aluno infrequente, amparado em Legislação específica, recebe tratamento
especial, sendo informado antes de atingir o total previsto na legislação.
A
operacionalização das atividades compensatórias constam no Plano Integrado da
Escola.